A máquina laser é um dos objetos mais indispensáveis das linhas de produções fabris da atualidade. A adesão a ferramenta tem crescido consideravelmente, uma vez que administradores e funcionários de diversos setores têm percebido o potencial desse instrumento.
Assim como sugerimos acima, sim, a máquina laser vale muito a pena, mas é preciso fazer um destaque, visto que esse objeto pode ser mais útil para algumas linhas de produção do que para outras. Portanto, antes de investir em qualquer variação dessa ferramenta, é necessário, primeiro, entender como ela seria utilizada na sua fábrica. E, ao contrário do que muitos acreditam, esses itens possuem outra finalidade além de cortar.
Diferente de outras alternativas que executam essa mesma função, a máquina laser possui a capacidade de gerar cortes extremamente precisos e, mais do que isso, de diversos tamanhos e intensidades. Portanto, essa única ferramenta pode, por exemplo, ser usada em roupas para desenhar logomarcas de maneira rápida e padronizada, uma vez que seu funcionamento parte de softwares muito precisos.
Esses mesmos programas permitem resultados cirúrgicos, com desenhos e recortes milimétricos feitos em materiais como alguns tipos de plástico, acrílico, couro, papel, papelão e muito mais.
Desde 2001, a Proteflex trabalha ao lado de grandes nomes da indústria brasileira e pode, através de seus produtos, melhorar o uso de qualquer máquina a laser. Isso é feito através de peças da própria companhia, que auxiliam na utilização dessas ferramentas por aumentar a segurança e dinamizares as linhas de produção nesses meios.
Esses passos são dados seguindo a Norma Regulatória de número 12, também chamada de NR-12 ou NR12, que define “(...) referências técnicas, princípios fundamentais e medidas de proteção para resguardar a saúde e a integridade física dos trabalhadores e estabelece requisitos mínimos para a prevenção de acidentes e doenças do trabalho nas fases de projeto e de utilização de máquinas e equipamentos”.